sexta-feira, 27 de maio de 2016

A cultura do "O"

Vou falar, porque sim. Não quer ler? Sai daqui.
Estupro está em voga. A cultura do estupro está em voga.
A RBS acabou de noticiar um pai abusador (a menina de 7 anos foi comprovado, agora a comprovação das menores de 4 e 2, se não me engano), onde a família era apontada há anos como péssima cuidadora das crianças. A bomba #2: há anos as autoridades sabiam dos maus tratos ou da falta deles.
Todo mundo tem uma pessoa que adora, familiar, amigo, que é um baita de um merda, um bosta, cheio de comentários idiotas e aprovações idiotas sobre (tudo e sobre) as mulheres. Que mantêm uma pose linda pra sociedade e fala asneira quando mulher passa ou sobre a namorada gorda do amigo ou que sai em busca de "aventura" com a namorada em casa, que grita pela janela do carro, que faz fiufiu, que discretamente tenta passar a mão em alguém (conhecida ou desconhecida). Todo mundo tem uma pessoa querida dessas e que faz essas merdas.
O bom desse bafafá todo é que quanto mais se fala, quanto mais se grita, mais gente descobre que não é normal, não é aceitável e não é bonito, nem bom esse tipo de coisa. Que ninguém precisa aceitar e baixar a cabeça e mais, que já é hora de parar de "ensinar", de transmitir essa ideia de que todo mundo é obrigado a gostar de cantada, de abuso, de dominação.
E se repete o assunto, e se repetem as postagens, e que se repitam eternamente até chegar a quem precisa ouvir, a quem precisa aprender que pode gritar, pode berrar, pode espernear e pode não se acostumar com abuso. Abuso sexual, abuso psicológico, cantada, passassão de mão. O corpo é teu, é teu direito não querer, não gostar! De amigo, de parente, de namorado, de superior. E inclusive pode se tocar também que não está sozinha, que tu não é a única a sentir medo, a cruzar a rua, a calcular todo e qualquer movimento.
TodAs deveriam poder caminhar normalmente por aí, se preocupando só com o destino e direção, como todOs fazem. Pipoca por toda timeline lembretes de que o maior medo do homem preso é o abuso. Pois é, esse é o medo de todas, todos os dias, em qualquer hora e lugar.
Então, tá na hora de abrir a boca e falar pro amigo bosta baixar a bolinha, diminuir o tom e calar a boca. Ninguém precisa viver sufocado, muito menos ouvindo ou propagando essas merdas que estamos cansadas de achar que são normais e direito dos outrOs. Não vai surtar efeito? Pega teu rumo, amiga, gente assim a gente precisa ficar é longe.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Tem gente que a gente adoooooorrrraaaaaaaaa, mas que não adora a gente tanto assim. Tem gente que a gente conversaria horas e horas e horas, ou só uns minutinhos mesmo, porque a gente gosta, porque bater-papo é bom, porque a pessoa tem coisas a ensinar, porque tem experiências diferentes, ideias diferentes (ou iguais), porque é uma aventura em forma de gente.
Mas aí a gente para e lembra que a sintonia talvez não seja tanta assim. Que nem se importe tanto assim. Que não adora a gente tanto assim. Que o "astral" não bate tanto assim. E daí, já viu, fim. Ué, né.

 Então, eu foi me retraindo, voltando para o meu lugar. Acompanhando de longe. Assistindo de longe, porque é lindo ver, mesmo que sem tanta reciprocidade, essa gente tão espetaculosa que passa pelo caminho da gente. <3 br="">