domingo, 31 de julho de 2011

Prendas VELHAS do Rio Grande, queimem suas bombachinhas!

Buenas...
Ontem aconteceu a convenção em que a Tainá Severo Valenzuela defendeu a alteração (em termos "normais") da "lei" que dizia que as prendas só poderiam concorrer a Prenda (entidade, região e estado) até os 24 anos.
Para minha tristeza e certa decepção (digo "certa", por que ainda confiava um pouco no bom senso do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho), a alteração se deu dos 24 para a idade máxima de 27 no estado; a proposta era de 30 anos no estado.
Não pude ir, infelizmente, infelizmente, infelizmente... Mas de repente me sinto, talvez, um pouco contente por não ter ido, pois a essa altura estaria sendo execrada pelos "discípulos de Deus" (leia-se Deus: MTG) e certamente teria perdido meu cartão tradicionalista (com ose fosse o RG de quem participa do CTG - Centro de Tradições Gaúchas), e perdido o direito de participar oficialmente de qualquer coisa ligada ao Movimento. Não que me importasse de perder esse "RG" por este motivo, por que ter esse cartão, qualquer coió tem (e como tem...), quero ver amar o Rio Grande e trabalhar por ele, pelo povo e pela tradição, pela preservação do que é AUTÊNTICO desta terra, pra mostrar que os gaúchos são um bando de "bairristas" que sabem o que dizem e que não fazem nada além do que todo brasileiro deveria fazer: AMAR O QUE É SEU, PRESERVAR ISSO.


Não ouvi as argumentação dadas na convenção, mas, pelo que "historicamente" se sabe, o conjunto da obra determina: mulher serve pra limpar a casa, fazer comida e ter filhos. Ser metida a culta, inteligente e espertinha: naum.
Eu admito que digam que não sirvo pra namorar, que não sirvo pra dançar, que não sirvo pra fazer cálculos, que digam que sou "muito certinha". Admito que digam que minhas ideias são retrógradas, são antiquadas, são fora "da casinha", são velhas. Eu admito ter 27 anos e não ter muita coisa de boa construída nessa minha vida, não ter carro, não ter casa própria, não ter uma carreira de sucesso, nem ser a melhor aluna da classe (por que abandonei o estudo por causa do CTG). Admito minha idade, minhas rugas, celulites, estrias e toda imperfeição do meu corpo, meus defeitos, meus dramas, ter TOC, ser romântica, me jogar de cabeça, falar a verdade doa a quem doer. Admito ser exigente, as vezes teimosa e cabeça dura, exagerada e detentora de uma vida digna de tema de novela mexicana. Não me orgulho de algumas coisas que fiz, mas não me arrependo, pois acredito que até s erros ajudam a gente a melhorar, mas, apesar de tudo, me orgulho da minha história, da educação que recebi, dos meus pequenos feitos - que muitas vezes foram grandes passos -, de pagar sozinha a minha faculdade e todas as minhas besteiras, luxos e necessidades. Não sou e nunca fui mimada. Me orgulho da minha idade. Admito que falem o que quiserem, desde que me conheçam, desde que tenham se dado a chance de me conhecer, desde que tenham conhecido um pingo da minha história, um pingo de mim.
"Saber" meu nome, meu endereço, como "estou" em um "ambiente" não trazem dados suficientes para um julgamento.
"Saber" MINHA IDADE não significa saber minha história, por onde passei, o que almejei e o que sonhei.


Dizer que por que tenho 27 anos e por isso não SIRVO para SERVIR um movimento que ajudei a manter, a sustentar, a EXISTIR, não é admissível!
Ajudei? Eu ajudei, tu ajustaste, ele/ela ajudou, nós, ajudamos, vós ajudastes, ELES/ELAS ajudaram!
EU ajudo, TU ajudas, ELE/ELA ajuda, NÓS ajudamos, VÓS ajudais, ELES/ELAS ajudam!


Nós construímos e mantemos esse movimento, essa tradição, essas histórias, essas lendas, essas poesias, essas música, esse tudo vivo! Nós mantemos as danças vivas e dançadas! Mesmo que VOCÊS mudem o propósito de se dançar, e queiram nos tornar robôs dançantes, coisas estúpidas sem alma e sem vida.


Nós trabalhamos inclusive nos finais de semana para sustentar CTGs, DTGs, Piquetes, para sustentar nós mesmos que ALÉM DE VIVER, temos que pagar indumentárias, instrutores, músicos e sair pelo estado atrás de reuniões, convenções, assembleias, CERTIFICADOS e NOTAS.


Nós deixamos muito de lado em prol de uma cultura que gostamos, de histórias que acreditamos e de uma preservação que queremos. Deixamos a boa educação de lado e "saímos no braço" tentando defender e explicar aos desavisados (e não se espantem, mais da metade do Rio Grande também é) que a cultura é patrimônio de todos, que o gaúcho não é um monstro; que não copiamos nada, abraçamos todos os povos e reproduzimos esse todo que o Rio Grande; essa mistura de gentes e raças que trouxeram um pouquinho de cada canto para que o Sul fosse essa coisa linda e misturada que é hoje.


Nós fomos à guerra quando preciso, ficamos em casa quando necessário. Cuidamos de estâncias, de feridos, de comércio, de roupas maltrapilhas, de homens, soldados e filhos. Nós fomos NECESSÁRIAS quando "descoberto" que algumas danças necessitavam de mulheres, e que por isso, os CTGs deveriam se abrir para mulheres.
Somos cantoras, escritoras, poetisas, professoras, dançarinas, patroas... Geramos os filhos do Rio Grande, mas continuamos sendo tratadas como "a escória necessária para manutenção"...


Em pouco tempo nem dançarinas mais poderemos ser, pois uma "lei divina" se abaterá sobre os homens dizendo que nossos corpos não podem ser "maltratados" para isso, por causa da osteoporose, só pode!?


"Vocês podem não ser velhas, mas já não são tão jovens não..." Como é que alguém que não nos conhece tem a cara de pau de dizer isso? De ver uma prenda na flor da idade, bela como nunca, inteligente como nunca, dona de si como nunca e falar um impropério destes??????????
Somos donos de nós mesmas, senhoras de nossas vontades. Conquistamos o direito ao trabalho, ao voto, a ter filhos quando quisermos, a trabalhar, a ser quem quisermos e ainda há alguém que DITE o que podemos ou não fazer com nossos corpos? Por que meu corpo serve pra dançar e trabalhar no CTG e não serve pra representar o RS?


Ah, desculpe, "esqueci que me lembrei" que gente com conteúdo e cérebro na cabeça, ainda mais sendo mulher, não é bem vinda no Movimento. Querem que sejamos bonecas de repetição, robozinhas com muita maquiagem e nenhum conteúdo. PERDÃO, pouco conteúdo, por que temos que passar por prova de inteligência e de escrita pra provar que sabemos alguma coisa, assim como provamos que sabemos fazer comida e temos dotes artesanais.
É isso aí, moldem as futuras Misses plásticas do Rio Grande do Sul, Miss Piscinas, Senhorita não sei o quê...


Só digo que quando ia perder de vez meu respeito por esse movimento "celeste", lembrei de Paixão Côrtes, que muitas vezes é criticado e debochado por todos... Todos que pouco sabem sobre o real objetivo da criação dos CTGs e tals... O que ele e aquele bando de jovens idealizaram não é o que temos hoje... Ah, não.
Mas enquanto Tainás existirem por aí, acho que ainda dá pra aguentar defender essa cultura de "bota e bombacha".


E repito, VELHO É O CONCEITO DO MTG. VELHO É O QUE HÁ DENTRO DA CABEÇA desses comandantes, que acham que têm o direito de nos classificarem como velhas: rótulo é pra geleias. E enquanto me rotularem de "velha", os chamo também como quiser!


Ah sim... Há anos atrás queimaram sutiãs... Não sou feminista, mas agora adoraria promover uma queima de bombachinhas!


Medo de falar o que penso e levar punição? Dá. Mas me corrói mais o medo de ter que ficar de boca fechada frente a tudo isso!


Beijos,
Marina
Ex-1ª Prenda do CTG Laço Velho
Ex-3ª Prenda da 11ª RT
Ex-Sota-Capataz de 2 gestões
Ex-Participante do Departamento Jovem
Ex-professora de danças da Dente-de-leite
Ex-dançarina de CTG
GAÚCHA, de 27 anos, COM MUITO ORGULHO!
GAÚCHA, POR nascimento e opção!

4 comentários:

bete disse...

OIIII FLOR!!!
Lembre-se que tudo que rotulam como movimento, ou seja lá o nome que dão não passa de um lugar aonde as pessoas que estão no comando julgam as coisas e às determinam não da forma que deveriam ser, mas da forma de seus próprios egos e seus preconceitos. Geralmente não dão valor e nem ouvidos a ideias e pessoas novas, pois tem medo que essas tornem o tal movimento melhor do que foi e poderia ser. Pessoas de ideias boas ou ótimas não são aceitas, pois assustam as pessoas incompetentes que, geralmente estão no comando, não por merecimento, mas, sim, por qualquer outro tipo de conchavo.Ser uma pessoa de ideias claras e ter a coragem de falar, sendo mulher em um movimento gaúcho, que quase sempre é machista, faz de você uma pessoa especial, porque você não vê o Movimento e sim, uma maneira de mostrar que todas as mulheres valem tanto como qualquer homem e deviam ter o direito de parar quando julgarem correto.

bjjoss BETE e IVÂNIO

Natalia Pavan da Rosa disse...

Marina minha divaa..
Tu falou tudo e mais um pouco.. pena que muitos dos que precisariam ler e entender isto, não irão fazer, mas acredito que cada palavra tua tem um significado especial!!
E concerteza real de cada sentimento sentido dentro do movimento, só quem vive pra manter a cultura de pé dia após dia passando por tudo que se passa pra dar glória aos superiores que crescem embasados nos centros de tradições gauchas onde lá se encontram as tais velhas q até pouquissimo tempo estavam agindo em prol do movimento.. eles conseguem desmanchar e esmaecer o brilho com uma baita ofensa dizendo qeu tem idade para representar!!! AFFF onde ser prenda....para muitos foi e é o maior orgulho!!!
por que ser prenda não é só durante uma gestão, e sim prenda uma vez prenda pra sempre!!!

Natalia Pavan da Rosa disse...

Com a cosciencia tranquila repito sem alterar nada do que a BETE disse eu deixo dito novamente: "Ser uma pessoa de ideias claras e ter a coragem de falar, sendo mulher em um movimento gaúcho, que quase sempre é machista, faz de você uma pessoa especial, porque você não vê o Movimento e sim, uma maneira de mostrar que todas as mulheres valem tanto como qualquer homem e deviam ter o direito de parar quando julgarem correto."


Pior é o machismo cego dos comandantes dos movimentos, sendo que muitos que estão onde estão é sim por algum tipo de corrupçao ou ligação direta, e digo mais n mereciam estar onde estão, pq creio sim que existem pessoas, cada uma unica com seus valores que saberiam ajudar a dar um rumo modificado e mais bem avaliado, as participações femininas no movimento, ideias que poderiam revolucionar o movimento e dar uma enfase que talvez até hje n tenham conseguido.. até onde pode chegar a tal manipulação dos povos???

puxaa tu sabe bem NINA que desde que te conheci sempre te admirei muito, pois sei da tua força e dos teus valores, embora eu me encontre fora do movimento a um ano já, sinto muito a falta de alguns momentos, que eram ótimos pois tinhamos pessoas maravilhosas como tu por perto.. creio que alguns dos melhores tempos ja se foram, e não voltam mesmoooo, e você mais que ninguém merece um louvor, por ser esta pessoa esclarecida e mais, por ser tão sincera em coias que ninguém colocaria a cara a tapa, por qualquer motivo que seja!!!
beeijos flor do pampa estrelado!!


te adoro de mais MARINA *----*

Natalia Pavan da Rosa disse...

aiaiai em breve serei chamada de velha btm se tudo continur como está indo!!!!